quinta-feira, 12 de maio de 2011

Um pequeno pedaço do pecado


Esta semana a cidade viveu um momento de expectativa com a notícia da vinda para nosso parque industrial da gigante Apple. Todos comentam, discutem, brigam para ficar com a paternidade e as comemorações são tantas que chegam a ser hilárias. Os investimentos serão enormes, bem como a geração de mão de obra. Ponto, chegamos ao ponto chave de toda discussão, onde buscar mão de obra? Não temos números de profissionais adequados com conhecimento técnico para satisfazer a empresa neste instante, correto? Errado.
Pontos errados sobre toda estas discussões:
1° - quem vem para o Brasil e irá montar os Ipad e Iphone em Jundiaí/SP é a Foxconn, multinacional taiwanesa de tecnologia. Representantes da Foxconn (e não da Apple) estarão na próxima semana tratando com o governo sobre os investimentos de $12 bilhões (R$ 19 bilhões) que devem ser aplicados em cinco anos.
2° - a mão de obra utilizada nas unidades da Foxconn são, em sua grande parte de montagem, sem exigência de grande conhecimento técnico, apenas treinamentos de qualificação e capacitação. As linhas de produção são idênticas ao filme “Tempos Modernos” de Charles Chaplin, que apesar de ser cômico, é uma realidade em nossas grandes corporações.
A discussão com o governo federal será para tratar de contrapartidas que a empresa pleiteia para colocar tal investimento, gerar emprego e transferência de tecnologia.
Ora, se a Foxconn é uma montadora, qual seria a tecnologia que poderia ser transferida para região? Poucas, embora temos que acreditar que ninguém irá investir tanto dinheiro assim apenas para ter mão de obra barata a troco de um capitalismo moderno.
A região já é privilegiada com outras unidades da Foxconn e irá crescer e desenvolver ainda mais com tamanho investimento e geração de empregos, mas cabe agora aos gestores públicos buscar a outra fatia desta maça, a fabricação dos componentes, que aí sim, gerariam transferência de tecnologia ao nosso parque industrial.
Parabéns a todos aqueles que de uma forma direta e indireta, trabalharam para que fosse possível trazer esta grande “macieira”, que com certeza irá dar muitos frutos.

Um comentário:

  1. Bela postagem, tomei a liberdade de compartilhar com vários amigos. recebi até comentários do EUA. Parabéns

    ResponderExcluir

TRADUÇÃO
In memoriam: My friend Israel
"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons."

Martin Luther King Jj.

O que você considera "Atendimento Excelente"?